Projeto Integrado Inovação Marketing Digital – Otimização de um e-commerce com auxílio do Marketing Digital
SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)
Uma empresa de e-commerce que vende roupas e acessórios de moda está buscando maximizar suas vendas e engajamento dos consumidores através de uma abordagem estratégica e analítica.
O dono da empresa, Carlos, chamou sua equipe de marketing e eles seguiram os seguintes passos:
• Primeiramente, eles começam analisando o mercado de moda atual, utilizando técnicas de análise de tendências para identificar quais são os estilos, cores e produtos mais populares entre os consumidores. Isso inclui a análise de dados de redes sociais, dados de vendas passadas e até mesmo tendências de busca online.
• Com base nessa análise de mercado, a empresa utilizou métodos estatísticos para prever demanda futura e otimizar seus estoques. Isso envolveu a utilização de modelos estatísticos para prever quais itens serão mais procurados em diferentes períodos do ano,
levando em consideração sazonalidade, eventos especiais e até mesmo fatores externos como mudanças climáticas.
• Além disso, a empresa focou na otimização de sua plataforma online, utilizando técnicas de otimização de SEO (Search Engine Optimization) e UX (User Experience) para garantir que os consumidores encontrem facilmente os produtos que desejam e tenham uma experiência de compra agradável e eficiente.
• Por fim, a empresa investiu em ações de engajamento de consumidores, como campanhas de marketing personalizadas, programas de fidelidade e interação ativa nas redes sociais. Eles utilizaram dados analíticos para segmentar seu público-alvo e criar mensagens e ofertas que sejam relevantes para cada segmento, aumentando assim a probabilidade de conversão e engajamento dos consumidores.
Contudo, Carlos e sua equipe estão confusos, pois mesmo com tantos dados, a empresa está se sentindo… perdida! Tantos dados coletados e não sabem o que fazer com eles!
SITUAÇÃO-PROBLEMA (SP)
Carlos está preocupado por não saberem como integrar todos estes dados e informações coletadas de forma eficiente, trazendo o melhor para empresa e decidiu contratar uma empresa de consultoria em Marketing Digital. Logo, você, como estagiário de uma grande empresa de consultoria de marketing digital irá ajudar a empresa nesta jornada!
Responda cada uma das etapas a seguir e auxilie a empresa a realizar seu projeto!
ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO
1) INTRODUÇÃO (até um =a página)
Elabore um texto que contextualize a temática abordada na produção textual.
2) DESENVOLVIMENTO
Para auxiliar a empresa, realize os desafios a seguir:
a) Realize uma pesquisa teórica utilizando materiais didáticos ou livros especializados para compreender o conceito de ‘megatendências’. Após adquirir esse conhecimento teórico, conduza uma pesquisa online para identificar possíveis megatendências na indústria da moda e liste três megatendências atuais encontradas. Em seguida desenvolva 2 personas que caracterizam essas “megatendências”.
A partir da análise, a persona vai ganhar vida. Ela vai ter um nome, um rosto e um perfil bem definido, com as características e comportamentos que você percebeu como mais relevantes. O segredo aqui está em pensar na persona como um ser humano de verdade, que vai interagir com a marca, ler os seus conteúdos, comprar os seus produtos. E um ser humano não se resume a uma lista de tópicos.
Procure desenvolver um texto descritivo sobre essa pessoa que você está criando. Uma boa solução é contar uma história. Você pode narrar um dia ou uma semana da persona em que ela interage com o seu produto. Assim, fica muito mais fácil perceber seus hábitos, comportamentos e como ela se relaciona com a marca.
Nos links a seguir, há 7 sites que podem ser usados para criar personas:
https://expertdigital.net/6-melhores-geradores-de-persona-e-como-criar-seussimplesmente/
A seguir veja 2 exemplos de personas:
LIMA, Aline P. Lins de; REIS, Luciana B.; TREVISAN, Nanci M.; et al. Comportamento do consumidor. Porto Alegre: Grupo A, 2020. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786581492144/
b) – Após criar uma nova persona, será essencial conduzir uma análise quantitativa para entender seu possível impacto nas vendas. A introdução dessa nova persona demandará um aumento nos investimentos em publicidade, com potencial repercussão direta nas vendas. É fundamental realizar uma avaliação numérica desse impacto, pois isso permitirá antecipar a eventual necessidade de ampliação na produção. Assim, você foi em busca de informações sobre o gasto com publicidade nos últimos 12 meses e o quantitativo de vendas nesses meses. As informações encontradas por você encontram-se na tabela 1
Com a criação da nova persona espera-se ter um gasto de R$ 12000,00 com publicidade.
Considerando a relação entre o gasto com publicidade e unidades vendidas apresentada na tabela, qual será a quantidade de unidades vendidas se houver um gasto com publicidade de R$ 12000,00? Considerando que a empresa tem uma produção média de 100000 unidades, será necessário aumentar a produção? Justifique sua resposta.
Para lhe auxiliar a determinar essa quantidade sugiro a leitura da seção 9.2 Regressão Linear do livro Estatística Aplicada: retratando o mundo do autor Roland Edwin Larson, disponível na sua biblioteca virtual (https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/208455 acesso 14 abr. 2024)
Outra sugestão que pode lhe auxiliar nessa tarefa é o artigo A aplicação do método regressão linear simples na demanda de produtos sazonais: um estudo de caso dos autores Flaviani Souto Bolzan Medeiros e Renata Coradini Bianchi disponível em https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumSA/article/view/1493 (acesso 14 abr. 2024).
c) – As ações de marketing digital são cada vez mais necessárias para as empresas. Os clientes estão cada dia mais “conectados”, acessando e utilizando a Internet para realizar compras, interagir com pessoas, pesquisar informações, acessar notícias e diversos outras funcionalidades que a Internet permite. Dessa forma trabalhar com estratégias de marketing digital e otimização de plataformas on-line é cada vez mais importante para que uma empresa consiga atrair, conquistar e manter a fidelidade de seus clientes. De uma forma geral as ações de otimização de plataformas online visam o aumento da taxa de conversão de clientes. A taxa de conversão refere-se à relação entre a quantidade de visitantes de um site que realizam algo de positivo (uma compra realizada quando acessam um site por exemplo) dividido pela quantidade de visitantes. (encontrando assim um percentual desse cálculo). Ex. a cada 100 visitantes que acessam um site, 10 realizam uma compra, ou seja, a taxa de conversão é de 10%.
Logo, supere o desafio a seguir:
Visando o aumento da taxa de conversão, para a empresa do Sr. Carlos que vende roupas e acessórios de moda, busca-se disponibilizar um novo apoio / serviço as pessoas / visitantes que acessarem o site da empresa. Seria uma espécie de consultoria de moda onde as pessoas poderiam interagir com profissionais de moda, buscando informações sobre como se vestir e melhorar sua imagem pessoal (com relação as suas roupas).
Um serviço como este poderia atrair diversos visitantes e possivelmente dar início a um contato e interação com eles e dessa maneira contribuir com o aumento da taxa de conversão.
Comente sobre as seguintes questões.
• Já comentamos que as vendas realizadas seriam uma forma de conversão. Além da quantidade de vendas realizadas, quais seriam outras formas que poderíamos considerar como exemplos conversões?
• Para trabalharmos a UX (User Experience) dessa empresa de moda e roupas, comente sobre como funcionaria este processo de oferecer consultoria de moda aos visitantes do site? (Ex. O visitante acessaria o site e escolheria um dos profissionais de moda para buscar informações sobre como se vestir melhor, após isto…)
3) CONSIDERAÇÕES FINAIS (até uma página)
Escreva um texto que sintetize as principais contribuições dessa atividade para sua formação.
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